sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Apoio internacional à causa do Timor Leste?

       No apoio à República Democrática de Timor Leste distinguiram-se os países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP): Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Angola, estes reconheceram oficialmente o Timor Leste prestando apoio diplomático às lutas de resistência. No entanto, estes países enfrentavam (ainda enfrentam!) sérias dificuldades econômicas e mesmo assim, não vacilaram no apoio material, mantendo escritórios com representação diplomática do Timor Leste em suas capitais. No entanto, não possuíam (continuam não possuindo!?) força política, militar ou diplomática suficiente para impor uma mudança radical na situação do Timor Leste. Além disso, a política levada adiante pela Indonésia, assim como o novo contexto surgido com o fim do bloco socialista e o avanço da globalização também contribuíram para o descaso ao apoio diplomático internacional à resistência timorense, que certamente contribuiu para que a invasão indonésia se prolongasse por mais de 20 anos. Também notou-se neste período, a conivência em favor da Indonésia por parte dos países ocidentais. Até 1982 a ONU em sua Assembléia Geral, aprovou resoluções anuais sobre o Timor Leste que nem nunca o beneficiaram. 
       Noam Chomsky, sociólogo e linguista norte-americano, professor do MIT envergonhou-se da postura do governo e da imprensa norte-americana perante a situação do Timor e em sua obra Os caminhos do poder - Reflexões sobre a natureza humana e a ordem social, publicada no Brasil em 1998 pela ArtMed, desabafa:
           "Em 1980 a imprensa americana finalmente começou a dar algum reconhecimento ao que havia ocorrido no Timor Leste, depois de cinco terríveis anos. O New York Times publicou um editorial poderoso intitulado "A vergonha da Indonésia". Eu escrevi uma carta, que eles não publicariam, embora algumas ONGs o tenham feito, sugerindo que o título e a introdução do editorial deveria ter sido "A vergonha dos Estados Unidos" (ou a vergonha do New York Times [...]). Temos nossos próprios crimes  a considerar no caso do Timor Leste, crimes sérios e críticos, e dificilmente estamos em posição de divulgar uma condenação completa da Indonésia, cujo povo não teve maneiras de descobrir o que estava acontecendo (....)
              A questão é ampla. (...). As implicações parecem óbvias.
              Vou concluir reiterando algo que também deveria ser óbvio. Estive falando de um dos maiores crimes da era moderna, um crime no qual tínhamos e ainda temos um papel primordial. (....).
              (....) poderíamos facilitar o processo, se assim escolhêssemos."

fonte: http://amrtimor.gov/docs
Carta do Banco Mundial à Secretária Geral da Companhia Inglesa para a Defesa dos Direitos Humanos e Políticos na Indonésia sobre a necessidade do controle de natalidade no Timor Leste 



                   
 fonte: http://amrtimor.gov/docs
Declaração do Governo português sobre o tratado entre a Austrália e a Indonésia, Timor Gap.
Data: 10/01/1990

Nenhum comentário:

Postar um comentário